quinta-feira, novembro 11, 2004

Porque escrevo tão bons (e longos) posts?

Hoje decidi dar uma de Nietzsche, como pode o culto leitor observar pelo título deste post, e ao mesmo tempo explicar a tendência que os meus posts têem a ser enormes ou bipartidos para conveniência de escrita e leitura.

O motivo é exatamente o mesmo do famoso filósofo e é, de facto, muito simples. A vastidão e superioridade da minha capacidade intelectual permite-me a mim compreender coisas de uma complexidade e densidade que vocês pobres almas mortais necessitam que lhes seja explicado de formas muito simples. Ora explicações dos mistérios da criacção, dadas a mentes infantis e débeis como as vossas, necessitam de um prolongado corpo de texto, e de uma escolha adequada de palavras para que o pobre e limitado leitor lá consiga chegar. Esperem... talvez esteja uma explicação muito complicada... vou tentar simplificar:

"Mim muito esperto. Tu muito burro. Mim precisar muita palavra para tu perceber o que eu dizer... Tu entender?"

Ou então sou apenas um fala barato (e um escreve barato) que gosta de ouvir o som da sua própria voz e o som dos seus velozes deos a bater nas teclas.

Escolha o leitor.

E reparem como também consigo fazer posts semi-curtos.

E sim, decidi postar mais um depois daquela introspecção pseudo-verdadeira, e sim o Oneiros voltou.

Palavra do Senhor! FODAM-SE!!!

7 comentários:

Seph disse...

E assim falou o senhor... FODAM-SE À GRANDE!!!

Anónimo disse...

Espera... espera... espera. Pára tudo!
Deixa ver se percebi mesmo.
Afinal acho que estou muito mais do lado "mim muito burro" do que do lado do "mim muito esperto" Quantos anos andei a enganar-me.
Antes de mais permita-me congratulá-lo pela tipologia, que maniqueísmos à parte, está perfeita, ou citando o vosso sub-título, "ou talvez não").
Agora trato-te por tu, a idade assim o obriga (a minha e a tua).
Queres tentar convencer-me que escreves posts longos para aqui os burros entenderem melhor onde queres chegar?! E que afinal não é só um exercício de vaidade, porque afinal até estruturas bem as frases, cumpres a pontuação e a acentuação, ou seja, segues todas as regras, normas que a língua impõe, (e aí parte da tua diferença esfuma-se, afinal temos todos que obedecer às bonitas normas da nossa língua para nos dar a entender "aos outros" - essa entidade fantástica que nos espelha nas horrorosas qualidades e nos fantásticos defeitos)? Percebeste ou queres que encurte a questão? Não és só vaidoso queres mesmo tentar dar a perceber o que sentes e pensas através de posts longos, porque quem lê é estúpido?
Se respondeste não à pergunta anterior podes passar ao fim do post e ver quem assina.
Respondeste sim? Reafirmando o que já tinhas escrito?!
Então espera um bocadinho que ainda não me fui embora.
Deves saber que as pessoas que têm problemas de aprendizagem os têem maioritariamente devido a problemas de concentração, défice de concentração, para precisar. A dispersão de pensamento é grande, a dificuldade para compreender raciocínios abstractos também, portanto são pessoas que acabam por lidar com grande facilidade com questões práticas (tipo: vou dar umas reais quecas e não me chateio se é com A, B ou C e amanhã pode ser que me lembre de telefonar "ou talvez não")! Estes são aqueles que normalmente se encaixam e gostamos de encaixar nos burros "muito burros" segundo a tipologia supra citada. Portanto e se me permites o esquema: (muito)burro --> défice de concentração --> não lê grandes posts (gosta de ver grandes mamas, cus, ou pilas consoante o género e o apetite)
tu --> grandes posts --> exigem demasiada concentração --> estás enganado --> quem te lê não é burro --> tem é muita paciência!

Ass. Até breve! (Já não tenho idade para estas brincadeiras)

Quanto ao Nietzsche, deixa-o lá, ele nem niilista era!

Oneiros disse...

ENA!!! Um desafio!!!!

Primeiro: se és assim tão esperto e superior a mim como quiseste (subtilmente e sem o dizer) fazer demonstrar, então cometeste exatamente o mesmo "erro" de que me acusas. Tentaste baralhar-me com palavras confusas e frases complexas, e usaste lógica pura para destruir o meu raciocínio, (tentando) assim demonstrar a tua cultura e conhecimentos. Shame on you!

Segundo: se fosses realmente tão inteligente como assumes ser, terias percebido, pelo enquadramento dos três posts da minha autoria "Tenho uma fã!!..."; "Once upon a time..." e este "Porque escrevo tão..."; que eu criei uma "persona" que não a minha para escrever os post. O post "Once Upon a Time" foi a excepção. Essa "persona" é tudo o que disseste. Vaidosa, inteligente, superior, arrogante, etc, etc. Alguns dos traços dessa "persona" são, de facto, traços da minha pessoa, mas não todos, e mesmo os que temos em comum estão exagerados para bem do efeitos "entretainer" dos meus posts (que espero que o tenham).

Terceiro: a tua dedução de que escrevo realmente para pessoas estúpidas está redondamente enganada. Se o fizesse não usaria linguagem complicada, figuras de estilo, delírios esquizofrénicos ou outras ferramentas de escrita. Seria simples, directo e abordaria temas mais comuns. Escrevo para quem quiser ler o que escrevo, seja estúpido ou inteligente. Escrevo num blog, que por definição é algo de acesso público e que TODOS podem ler. O barrete é para quem o enfiar, como dizem os nossos políticos em disputas partidárias.

Quarto: não classifico as pessoas de estúpidas ou inteligentes ou qualquer outra coisa antes de as conhecer o suficiente para me sentir no direito de expressar opiniões sobre elas. E é aqui que te safas de eu te considerar seja o que for. Mais uma vez, chamei os leitores de estúpidos enquanto me classificava de ser divino, devido ao PERSONAGEM que uso no blog.

Quinto (e último): cobardia é uma característica que não aprecio em mim, nem nos outros. Da próxima vez pelo menos com um nick identifica-te ou deixa-me em paz e sossego. E não me venhas com tretas de "Ass. Até breve! (Já não tenho idade para estas brincadeiras)" porque, aparentemente, tens. Senão porque te dás sequer ao trabalho de ler um blog de 4 macacos que só dizem merda?

Encarecidamente, o vosso e único
Oneiros

Oneiros disse...

e já agora, só para terminar, esqueceste-te de ler esta minha pequena explicação mais... correcta do real motivo porque escrevo tão longos posts:

"Ou então sou apenas um fala barato (e um escreve barato) que gosta de ouvir o som da sua própria voz e o som dos seus velozes dedos a bater nas teclas."

Quem tem problemas de concentração e atenção agora?

Oneiros disse...

ÃÃÃHN?!??! Importas-te de traduzir Patty? Desta vez tenta em português, pode ser?

Oneiros disse...

não será por acaso no "Once Upon a Time..."

é o único post meu onde consigo vislumbrar comentários teus...

Unknown disse...

Oneiros,

Um aviso a navegação:
Da proxima vez que estiveres comigo, se começares alguma frase por 'porque é eu sou tao [inserir qualidade]' faço-te o mesmo que fiz ao Ecce Hommo, vais pro caixote do Alfarrabista, e vendo-te ao pederasta do quiosk que está no cruzamento da Av. de Roma com a Av. dos EUA.

Quem te avisa, teu amigo é.